Regresso às Aulas | Pequenos almoços

Sei que para muitos as aulas já começaram mas, as minhas, só na próxima segunda feira. Por enquanto ainda vou aproveitando para estar com os amigo e comprar umas últimas coisas que me faltam (como meias, para o traje académico ou uma agenda, que ainda não escolhi). 
Mas hoje, como parte do especial regresso às aulas, decidi falar sobre pequenos almoços, vamos lá?




Confesso que, para mim, o pequeno almoço é de facto a refeição mais importante do dia. Primeiro porque acordo cedo e sempre cheia de frio (e o pequeno almoço ajuda a aquecer), segundo porque só volto a comer daí a umas 3/4 horas e eu tenho sempre imensa fome.
Em tempo de inverno gosto de beber uma chávena de chá preto, um iogurte natural com all bran e uma peça de fruta. Tenho dias em que gosto de pão de sementes com doce ou com queijo feesco mas isso, claro, depende da fome com que acordo. Fico satisfeita bastante tempo e aguento-me até ter tempo para voltar a comer. Não sou muito adepta de leite - e um dia posso explicar o porque - e faz algum tempo que ele deixou de fazer parte do meu pequeno almoço. Contudo, como preciso de me aquecer o chá é sempre o meu aliado.

Como sei que nem todas as pessoas gostam do mesmo, eis mais algumas sugestões:

  • Podem misturar o vosso iogurte preferido com algumas frutas e um pouco de cereais. Se assim o desejarem podem acompanhar com sumo de laranja ou outra bebida a gosto. Embora na imagem estejam maioritariamente frutos vermelhos, cá em Portugal eles são bastante caros e nem sempre os temos em casa por isso, usem a fruta que mais gostam. Outra coisa que podem fazer (para os mais gulosos) é colocar algum cereal com chocolate, como os da Fitness.
  • Panquecas são sempre uma opção! Podem fazer a massa à noite, guardar no frigorifico e de manhã, cozinhar duas ou três. Existem inúmeras receitas na net mas eu uso sempre a mesma : 1 e 1/4 de farinha (com fermento) para 1 de leite, 2 ovos e um pouquinho de açucar. A massa fica mais espessa e a panqueca sobre realmente. 
  • Além das panquecas podem fazer waffles. Se quiserem, optem por comprar já feitas e torrem-nas um pouco na torradeira de manhã, garanto que são maravilhosas.
  • A minha perdição em dias mesmo, mesmo frios são as papas de aveia. Quem consegue resisitir? Quentinhas e com canela são do melhor mas eu tento comer bem raramente e não abusar.
  • Para quem quiser algo mesmo substancial pode apostar numa Overnight Oat. Que, para quem não sabe o que é, pode ler tudo sobre elas NESTE BLOG. Mas, basicamente, são camadas intercaladas de secos com molhados (como iogurte, cereais, fruta, aveia...) que se preparam na noite antes e estão prontas a comer de manhã. Super nutritivas e saborosas. Pretendo começar a fazê-las esta semana e continuar assim que começar as aulas, só me falta arranjar um frasquinho.
E vocês, o que comem pela manhã? Costumam saltar esta refeição?